ESTRADA ATLANTICA


Ao contrário do que muitos pensam, a Estrada não percorre a costa de Portugal de ponta a ponta, mas é sim um trecho específico de estrada que cobre pouco mais de 60 km no distrito de Leiria. O que o faz único, no entanto, é o facto de ser quase totalmente paralelo ao mar, ligando várias praias, e de ter vistas panorâmicas incríveis sobre o oceano.

Desenvolve-se maioritariamente paralela ao mar, por rectas infinitas entre o aroma salgado e o som das ondas. Intersecta pequenas aldeias piscatórias, miradouros de vistas graciosas, castelos e fortalezas da antiguidade.

Atravessa florestas, lagoas e as dunas que rodeiam as praias. O mar é alma do roteiro e toda a actividade a ele associada. Vilas de pescadores, pequenas marinas, barcos de pesca artesanal estacionados nos areais, redes de pesca e de seca de peixe e, como não podia deixar de ser, os restaurantes e pequenas tabernas que nos servem as maravilhas dos mares. Tem tudo o que precisamos para um bom percurso de mota. Seja num longo passeio de um dia ou num fim de semana prolongado, perca-se pela estrada mais mítica do Oeste, e pelos contornos do litoral português.

O pinhal tem como alcunha "O pinhal do rei". D.Dinis, enquanto rei de Portugal ordenou que o pinhal fosse aumentado para controlar as dunas e os ventos marítimos, protegendo as terras agrícolas e construir as naus que navegariam à descoberta de novos territórios.

- Mata do Urso : Começa a viagem antes da linha de partida oficial da Estrada Atlântica, na Mata Nacional do Urso. Aqui, passa pela Praia do Osso da Baleia e, mais tarde, pela Lagoa da Ervedeira, uma lagoa tranquila onde se pode nadar.

- Praia da Vieira: A Estrada Atlântica começa na Praia da Vieira. Observa os pescadores a recolherem as suas redes. Parte para sul, e se fôr verão, poderás encontrar arbustos no pinhal chamados camarinhas, reconhecíveis pelas suas bagas brancas, semelhantes a pérolas, que são comestíveis.

- S.Pedro de Moel: Conhecida praia de S.Pedro de Moel. S. Pedro de Moel é muito pitoresco, com um farol robusto sobre as dramáticas escarpas. O Old Beach é um bar diurno e noturno que os locais estimam, e o melhor sítio para refrescar.

- Água de Madeiros: O próximo local incontornável é a Praia de Água de Madeiros. Esta praia, além de ser um local incrível para descansar, tem formações rochosas muito interessantes e fósseis do período Jurássico. Até mesmo quem não é geólogo gostará de observar esta preciosidade pouco conhecida.

 - Paredes da Vitória e Vale Furado: a Praia de Paredes da Vitória e do Vale Furado têm vistas bonitas a ser desfrutadas numa pausa e talvez num mergulho rápido no mar, rodeados pelos penhascos dourados da costa.

- Nazaré: a última paragem da Estrada Atlântica. A Nazaré ficou mundialmente conhecida em 2011 quando o surfista McNamara surfou uma onda gigante de 24 metros. O que torna as ondas verdadeiramente grandes aqui é o Canhão da Nazaré.

Paralelamente a toda a Estrada Atlântica, existe uma ciclovia que permite a circulação de bicicletas, trotinetas, patins e skates.  

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora