Estrada Nacional 108 

Estrada Marginal do Douro


A EN 108- Estrada Nacional n.º 108, também conhecida como Estrada Marginal do Douro, é uma estrada nacional que integra a rede nacional de estradas de Portugal. Ligava o Porto a Bagaúste (concelho de Peso da Régua).

Até meados do século XX, não existia qualquer via rodoviária em redor de grande parte da margem norte do Rio Douro. Apenas em 1945, aquando da elaboração do Plano Rodoviário Nacional, se iniciou o planeamento da nova estrada marginal. Nesta fase, estava previsto que esta estrada, baptizada como N 108, ligasse o Porto às proximidades de Torre de Moncorvo, onde terminaria num entroncamento com a N 102.

No entanto, dos mais de 170 quilómetros previstos, apenas foram construídos os primeiros 120 - desde o quilómetro 0 (no entroncamento com a Estrada da Circunvalação do Porto, N 12, na zona do Freixo), até à Barragem de Bagaúste, no concelho de Peso da Régua.

No troço final, nunca construído, a EN 108 deveria seguir em grande parte o percurso da Linha Ferroviária do Douro até à zona do Cachão da Valeira, passando por Covelinhas, Ferrão, Pinhão e Foz-Tua, seguindo pela margem norte do rio até terminar na zona da Foz do Sabor. Face à ausência da sua construção, o papel de principal estrada do vale do Douro a montante da Régua foi ocupado pela N 222, que segue pela margem sul do rio.

A N 108 foi, até à década de 1990, uma das mais importantes ligações do Porto à região de Trás-os-Montes e Alto Douro, servindo de alternativa sul à N 15.

A sua obra de arte mais emblemática é a Ponte Duarte Pacheco, inaugurada em 1941, e que permite a travessia do Rio Tâmega junto da sua foz, ligando as localidades de Entre-os-Rios e Torrão.

Grande parte desta estrada encontra-se regionalizada: entre o Porto e a N319-2 (ligação à A41) e entre Eja e Peso da Régua.

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