Estrada Nacional 12 

Estrada da Circunvalação do Porto 


A EN 12 - Estrada da Circunvalação do Porto é uma estrada nacional portuguesa que liga Matosinhos (Praça Cidade do Salvador) à Ribeira do Porto (Ponte Luís I). 

Na maior parte do seu percurso serve de fronteira terrestre entre o concelho do Porto e os concelhos de Matosinhos, Maia e Gondomar.

A via é pertença da Infraestruturas de Portugal e tem a designação oficial de Estrada Nacional n.º 12, sendo originalmente considerada uma estrada nacional de 1.ª classe.

O troço entre Matosinhos e São Roque da Lameira dispõe de duas faixas de rodagem em cada sentido, delimitadas por um separador central que, na maioria do percurso, delimita o concelho do Porto. Neste troço, a via intramuros- que corresponde ao sentido Matosinhos-Freixo- é designada Estrada Interior da Circunvalação, enquanto a via extramuros- correspondente ao sentido Freixo-Matosinhos- se denomina Estrada Exterior da Circunvalação.

É o maior arruamento da cidade do Porto.

O Porto está cercado, em grande parte (excepto na parte ocidental) por uma estrada dupla, a Estrada da Circunvalação (N12). Esta estrada tem uma origem e traçado militar: a placa central era originalmente um fosso, com 2 a 3 metros de profundidade, e com postos de sentinela a cada 150 metros.

Construída entre 1889 e 1896, servia como barreira alfandegária, para taxação dos bens de consumo que entravam no Porto. Existiam ao longo dela, nas estradas de acesso à cidade, 13 edifícios onde os funcionários da Coroa, do Bispado e do Município estavam instalados e cobravam as taxas. Apenas 7 existem hoje, pois todas foram vendidas ou demolidas após a extinção, em 1922, do "Real de Água", imposto real que se destinava a financiar as obras de abastecimento de água às cidades, e finalmente da extinção, em 1943, dos impostos municipais indirectos.

A Estrada da Circunvalação do Porto foi incluída no Plano Rodoviário Nacional de 1945 (PRN 1945), tomando a designação de Estrada Nacional n.º 12 e passando para a titularidade da Junta Autónoma das Estradas, correspondendo a sua manutenção à Direcção de Estradas do Distrito do Porto.

A partir de então, ganhou um papel fundamental na distribuição do tráfego interurbano da cidade do Porto, servindo de ponto de partida para as principais ligações da invicta às principais cidades do norte do país. Assim, algumas das principais estradas nacionais tinham origem na EN 12:

EN 13 (estrada de Viana) saía do cruzamento do Monte dos Burgos;

EN 14 (estrada de Braga) saía do cruzamento do Amial;

EN 15 (ligação a Vila Real e Bragança) saía de São Roque da Lameira;

EN 105 (estrada de Guimarães) saía da Areosa;

EN 107 (ligação ao aeroporto) saía de Matosinhos;

EN 108 (Estrada Marginal do Douro) saía do Freixo;

De acordo com o PRN 1945, a Estrada da Circunvalação do Porto tinha um ramal, designado EN 12-1, que ligava a zona de Rebordãos (perto de Contumil) à estação ferroviária de Rio Tinto.

Posteriormente, com a inauguração dos novos acessos de norte à cidade do Porto foram construídas duas grandes rotundas no traçado da EN 12:

  • A rotunda de onde partia a Via Norte, situada entre o Monte dos Burgos e o Amial e inaugurada em 1959. Esta rotunda desapareceu entretanto, tendo sido substituída por um nó de ligação.
  • A Rotunda dos Produtos Estrela (actual Rotunda AEP), no cruzamento com a Via Marechal Carmona (que tomou a designação de EN 107, correspondendo à actual A 28)

A importância da Estrada da Circunvalação diminuiu com a construção da Via de Cintura Interna, que ficou concluída em 1995 e veio substituir a EN 12 como principal via distribuidora de tráfego da cidade do Porto.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora