Estrada Nacional 13


Até à entrada em funcionamento da A28, a EN13 era a via principal de comunicação entre o Minho e o Porto, e uma das principais ligações rodoviárias entre Portugal e Espanha. Começava na EN12 no cruzamento do monte dos Burgos passando por Leça do Balio até Moreira da Maia. Depois da construção da via norte este troco foi desclassificado.

Após a entrada em funcionamento da A28, a EN13 foi progressivamente adaptada para trânsito local, fazendo actualmente parte da área urbana de muitas localidades no seu trajecto. Assim, em diversos troços a velocidade é limitada, o trânsito controlado por semáforos e, inclusivamente, na ponte de Fão o trânsito é interdito a veículos pesados.

Actualmente, a EN13 apenas é classificada como tal no troço São Pedro da Torre-Valença. Entre Viana do Castelo e Vila Praia de Âncora a estrada foi regionalizada e no restante foi municipalizada.

O troço mais pitoresco da EN13 (agora ER13) compreende o percurso entre Viana do Castelo e Valença do Minho, de onde se podem contemplar as magníficas paisagens do Vale do Minho (entre Caminha e Valença) e do litoral Atlântico (entre Viana do Castelo e Caminha). 

A EN13 é constituída em quase toda a sua extensão por duas vias de trânsito  e bermas largas. O seu percurso é essencialmente feito por zonas planas, não atravessando nenhum sistema montanhoso ou outros acidentes geográficos. No entanto, cruza os seguintes rios:

  • Minho, em Valença;
  • Coura, em Caminha;
  • Lima, em Viana do Castelo;
  • Neiva, faz limitação dos concelhos de Esposende e Viana do Castelo
  • Cávado, em Esposende; e Fão.
  • Ave, em Vila do Conde.
  • Rio Leça, em Moreira

Destes rios, hoje em dia, a EN13 apenas cruza o rio Minho, devido à desclassificação dos diversos troços da estrada.

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